Semanas Visíveis
Ao contrário do Bullet TimeTabler, que funciona por períodos letivos, o Bullet Calendar baseia-se antes num conceito mais lato, o conceito de semanas visíveis.
A possibilidade de definir qualquer intervalo de tempo independentemente de períodos letivos, torna o Bullet Calendar muito flexível, possibilitando uma gestão de horários transversal a vários períodos em simultâneo.
Apenas os horários das semanas definidas como visíveis estarão disponíveis para consulta e edição na aplicação. Uma vantagem deste conceito é permitir visualizar e trabalhar somente o período em produção, simplificando o processo de gestão. Por outro lado, permite manter um histórico de horários disponível sempre para consulta ou mesmo edição.
Tipos de Evento
O Bullet Calendar pode ser utilizado para gerir não apenas horários de aulas, mas eventos de qualquer tipo.
A capacidade de gerir todos o tipos de ocupação dos espaços da instituição é uma enorme vantagem de eficiência. A gestão de Aulas em simultâneo com Exames, Conferências, Reservas de salas ou qualquer outro tipo de evento, permite monitorizar a utilização real dos espaços em todos os momentos, informação fulcral para a gestão logística da instituição.
Para além disso, a criação de vários tipos de evento possibilita que a gestão de cada tipo de evento seja feito por diferentes utilizadores, permitindo descentralizar o processo de gestão de espaços.
Grelha horária semanal
Cada utilizador pode definir a grelha horária na qual os horários serão apresentados.
Caso as definições de visualização oferecidas pelo modo padrão não sejam suficientes, é possível na vista personalizada criar vários intervalos de acordo com as necessidades.
Entidades e Eventos
Criar horários no Bullet Calendar não é mais do que relacionar entidades,alocando-as num mesmo período de tempo.
As Entidades são constituídas por tudo o que é passível de ter um horário sem sobreposições:
•Docentes
•Salas
•Turmas
É através da associação entre estas Entidades que são criados os Eventos.
Um Evento diz respeito a um bloco temporal que pode ocorrer em várias semanas e que tem características únicas (Docentes, Salas, Turmas, Duração, entre outros).
Entidades e Eventos
A alteração de qualquer característica para quaisquer semanas em que o Evento ocorre, criará um novo Evento para essas semana editadas.
Alterar Docente, Turma, Sala ou Mover o evento são alguns exemplos de operações que levam à criação de um novo evento.
De notar que um novo evento apenas será criado se esta alteração ocorrer para apenas algumas semanas do período de ocorrência do evento.
Alterar, por exemplo, a sala do evento para todas as semanas em que o evento ocorre, não criará novo evento. Nesse caso apenas se está a alterar as características do evento existente.
Grelha de edição
Os eventos podem ser visualizados através das Janelas de edição.
A grelha que surge visível está de acordo com as configurações definidas anteriormente na Grelha horária semanal.
Múltiplas Janela de edição
Cada Janela de edição é caracterizada pelos elementos em seguida apresentados.
De notar que é possível abrir várias janelas de edição em simultâneo, para visualizar horários de várias entidades em simultâneo.
Data de início e Data de fim
É possível visualizar intervalos temporais de diferentes dimensões para os horários das entidades.
A Data de início diz respeito à primeira semana do período que se pretende tornar visível na Janela de edição. Por sua vez, a data de fim define a última semana do período que se pretende visualizar.
De notar que apenas surgem aqui as semanas que foram definidas como visíveis na configuração de Semanas Visíveis.
Abrindo apenas uma semana permite otimizar a visualização dos horários. Mesmo estando apenas uma semana visível, é possível editar horários de um evento par todas as semanas de ocorrência, conforme se verá posteriormente.
Atenção que a definição de um período demasiado alargado poderá conduzir a problemas na performance na aplicação, estando a dimensão deste período diretamente relacionada com a quantidade de dados que serão carregados na Janela de edição.
Tipo de vista
Através do menu drop-down do Tipo de vista é possível escolher não só o tipo de entidade que se quer visualizar, como também alguns outros tipos de vista que cruzam informação de entidades.
De referir que é possível obter mais tipos de outputs de horários,nomeadamente relatórios com informação cruzada, conforme se verá posteriormente, mas estes são os Tipos de vista possíveis de visualizar através da Janela de edição.
Outros tipos de output serão visualizados de uma forma diferente (através de Relatórios HTML).
Entidade
O menu drop-down da Entidade permite selecionar, para o Tipo de vistapreviamente selecionado, a Entidade para a qual se pretende visualizar o horário.
De notar que no canto superior esquerdo da Janela de edição existe uma definição que permite escolher apresentar horários apenas para as entidades já com eventos atribuídos ou para todas as entidades.
Com a primeira opção selecionada, no menu drop-down das entidades, apenas serão apresentadas as Entidades que têm já marcação de eventos no horário para o período de visualização definido.
Para a inserção de horários para entidades sem quaisquer eventos atribuídos, a opção de apresentar todas as entidades existentes deve estar selecionada.
Caso esteja selecionada a opção de Apresentar apenas as entidades com eventos atribuídos, a aplicação só irá listar as Entidades que efetivamente já têm eventos marcados.
www.bulletsolutions.com